domingo, 14 de novembro de 2010

Tecnologia



Até que ponto a tecnologia nos ajuda?
Estava vendo um email falando dos anos 80/90. Tudo era mais gostoso de fazer, brincar, conversar, tinhamos um contato direto, o máximo de distância seria através de um telefone. Hoje em dia mantemos contato através de uma tela de computador, sem olhar nos olhos, sem pele na pele. Video Game nos anos 80 era o auge da infância, mas não para prender crianças em casa, a preferência da criançada era brincar de bola na rua, se esconder, baleado, barra bandeira... e depois de correr muito durante as brincadeiras, íamos para casa satisfeitos por está interagindo com nossos amigos. Hoje email, antes carta, e era tão bom esperar o dia ansiosa para receber a carta. Essa foi algumas partes ruins da tecnologia.
A parte boa é: que de fato facilita nossa vida que está cada vez mais corrida, o contato pelo computador apesar da distancia entre dois corpos, podemos interagir com mais gente, temos mais rescurso para pesquisar, perguntar, expor nossas ideias, discutir. Porém deveremos tomar devidos cuidados para a exposição via internet não ser tão cruel, ao ponto de nos tirar privacidade.
Tecnologia ajuda e atrapalha. Nos mantém longe e perto. Dois lados de uma mesma moeda.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo contigo. Hoje, em grande parte, a tecnologia nos afasta uns dos outros. Ficamos seduzidos poor um mundo virtual que nos impede de olhar os olhos do outro. Cada dia perdemos mais a nossa identidade. Lendo teu texto lembrei de minha infância e das brincadeiras que nos ajudavam a conquistar amigos de verdade. Onde meninos e meninas brincavam simplesmente por brincar. Hoje isso se perdeu. É preciso verdadeiramente voltar as origens, no sentido de humanizar o que temos hoje. O processo tecnológico e irreverssível, restá-nos viver e conviver com ele. No entando sem deixar que sejamos escravos e que ele roube nossa identidade. Um abraço!

Linha Educação e Formação Docente disse...

Então concordo e discordo de vcs. A tecnologia tornou sim a vida mais rápida. No entanto as crianças continuam brincando, tendo sua infância e que pode ser cmo a nossa mas de outra forma. Temos sempre a idéia de que os tempos antigos eram mais tranquilos, mais felizes mas isso é parte de nossas lembranças.A tecnologia melhorou muito a nossa vida só o fato de estarmos aqui trocando ideías num blog.Eu, comentando no seu blog e discutindo o tb a colocação de amigo que comentou anteriormente que eu nem o conheço.As possibilidades da rede são incríveis mas sempre iremos lembrar os anos 80 onde vivemos a nossa infancia e adolescencia como os melhores. A minha mae dizia que eram os anos 60 a minha avó os 40..........